top of page

Indicações da semana sobre Gerenciamento de Crise

Nessa semana, o Dicas de um RP apresenta um paralelo com o tema Gerenciamento de Crises. Segue abaixo as dicas:

Filmes

Hancock

Direção: Peter Berg

Produção: Akiva Goldsman, James Lassiter, Michael Mann, Will Smith.

Roteiro: Vince Gilligan

Vincent Ngo

Elenco: Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman.

Uma dica de filme que expressa bem como a profissão de Relações Públicas é importante em relação a manter uma imagem positiva de seu cliente, é o filme Hancock. Estrelado por Will Smith (Hancock) é um super-herói que por conta de suas tentativas de resgate não muito convencionais, perde a popularidade que tinha. É quando Ray Embrey (Jason Bateman), um profissional de Relações Públicas se dispõe a ajudá-lo a melhorar sua imagem.

Hancock é um filme de ação lançado em 2008 e possui duração de 92 min.

Mera Coincidência

Direção: Barry Levinson

Produção: Barry Levinson, Robert De Niro, Jane Rosenthal.

Roteiro: Hilary Henkin, David Mamet.

Elenco: Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Eche.

Mera coincidência relata bem a importância da profissão de Relações Públicas no gerenciamento de crises. O filme conta a história do presidente dos Estados Unidos, estrelado por Michael Belson, que se depara com uma crise de imagem por ser acusado de estar envolvido em um escândalo sexual, para reverter a situação contrata um assessor de imprensa que não medirá esforços para desviar a atenção do público através da mídia.

Mera Coincidência é um drama lançado em 1997 e possui duração de 97 min.

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento

Direção: Steven Soderbergh

Produção: Danny DeVito, Stacey Sher, Michael Shamberg, Gail Lyon, John Hardy.

Roteiro: Susannah Grant

Elenco: Julia Roberts, Albert Finney, Aaron Eckhart.


O filme é baseado em uma história verídica em que Erin Brockovich, mãe solteira com 3 filhos luta para ganhar a causa em um escritório de advocacia contra a empresa Pacific Gas and Eletric Company (PG&E). Pode-se relacionar o filme com a profissão de Relações Públicas, que tem a função de antever crises organizacionais, é o que acaba acontecendo com a empresa PG&E, que não possuía um profissional da área e acaba sendo multada no valor de 333 milhões de dólares o que consequentemente acaba deixando uma imagem negativa perante a comunidade.


Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento é uma comédia lançada em 2000 e possui duração de 130 min.

Séries

Designated Survivor



Criador: David Guggenheim

Produtores: Richard Klein, Ann Kindberg.

Elenco: Kiefer Sutherland, Natascha McElhone, Adan Canto, Italia Ricci.

A série é recente e conta a história do presidente dos Estados Unidos e membros do seu governo que são vítimas da explosão de uma bomba durante um discurso. Tom Kirkman, funcionário público do mais alto escalão, que ainda se encontra vivo, é designado para assumir o cargo de presidente. A partir daí uma série de conspirações surgem ao seu redor e ele precisa proteger sua família até descobrir o que está acontecendo. A série é interessante para se ver como lidar com crises ou acontecimentos inesperados e pode vir a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.


Designated Survivor é drama político, no qual cada episódio tem em média 42 min de duração, o primeiro episódio foi exibido em 21 de setembro de 2016, possuindo até agora apenas uma temporada de 10 episódios.


Mad Men

Criador: Matthew Weiner

Produtores: Matthew Weiner, Scott Hornbacher.

Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones.

A série, Mad Men acompanha a vida do publicitário Don Drapper, diretor de criação da agência de publicidade Sterling Cooper, situada em Nova York. Ambientada na década de 60, a produção vem recebendo diversos elogios com relação a aspectos diretamente relacionados ao mercado de comunicação. Mostrando os desafios do dia a dia de uma agência, traz um panorama interessante da rotina de trabalho desses profissionais, que desde sempre buscam encontrar novas soluções para velhos problemas.


Mad Men é um drama, no qual os episódios têm em média 47 min de duração, o último episódio foi exibido em 17 de maio de 2015, após sete temporadas.


Scandal


Criadora: Shonda Rhimes

Produtores: Shonda Rhimes, Betsy Beers.

Elenco Kerry Washington, Henry Ian Cusick, Columbus Short, Guillermo Diaz.

A história que se passa na capital americana, retrata o cotidiano de Olivia Pope, ex-assessora de imprensa da Casa Branca que atualmente comanda uma agência de comunicação. Os clientes dela em geral são figuras de grande influência pública, como políticos e empresários, e seu papel é solucionar problemas e reverter situações escandalosas que podem complicar bastante a vida dos seus empregadores. A narrativa mostra como funciona o dia a dia de um relações públicas, servindo como fonte de inspiração para os acadêmicos e profissionais da área.


Scandal é uma série de drama, cujo os episódios possuem em média 43 min de duração, a série norte-americana possui cinco temporadas.



Livros

Gestão de crises e comunicação

Autor: João José Forni - Ed. Atlas, 2º edição. O livro contém 320 páginas e o preço encontra-se em torno de 70,00 reais.

É um dos livros mais consistentes de gestão de crises. Essencial para quem se preocupa com os resultados e o futuro das organizações. O autor João José Forni tem uma grande experiência na área de gestão e comunicação corporativa, percorre o Brasil ministrando cursos e palestras sobre o assunto.





Como lidar com crises de imagem - A síndrome de Aquiles




Autor: Mário Rosa - Ed. Gente, 3º edição. O livro possui 247 páginas e a obra situa-se na faixa de 35,00 reais.


O livro mostra como acontecem as crises de imagem, quais seus alvos preferenciais, por que ocorrem e principalmente como agir para prevenir que elas aconteçam ou tenham seus efeitos amenizados. Além disso, o autor ilustra a obra com exemplos concretos, acontecidos no Brasil, o que facilita o entendimento para estudantes e profissionais da área.






caiu na Rede. E Agora?: Gestão e Gerenciamento de Crises nas Redes Sociais


Autora: Patrícia Brito Teixeira – Ed. Évora, 1º edição. O livro possui 170 páginas e custa por volta de 40,00 reais.


O livro é redigido a partir da dissertação de mestrado da autora, Patrícia Teixeira, traz dicas de como uma organização deve se portar diante de uma crise na web, além de trazer exemplos reais vividos por empresas brasileiras.







Produções Acadêmicas

Os arquivos estão disponíveis no Dropbox, o ícone se encontra no rodapé da página.

1 - GESTÃO E GERENCIMENTO DE CRISES NA SOCIEDADE DE RISCO

TEXEIRA, Patrícia Brito. GESTÃO E GERENCIMENTO DE CRISES NA SOCIEDADE DE RISCO: A construção midiática dos riscos alimentares e seus impactos sobre diferentes públicos. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

A dissertação segue a linha de pesquisa Processos Midiáticos – Tecnologia e Mercado. Que tem como objetivo descobrir como a comunicação pode contribuir para a prevenção de riscos, e como a opinião pública tem força nesse cenário.


2 - GERENCIAMENTO DE CRISES

NASCIMENTO, Iara Marques do. GERENCIAMENTO DE CRISES: identificar, planejar e prevenir. 2007. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Programa de Graduação em Comunicação Social da UFJF.

A monografia apresenta um plano de gerenciamento de crises, de viés jornalístico sobre a importância de as empresas estarem preparadas para informar a imprensa durante as crises


3 - OS GLADIADORES DE TERNO

AZEVEDO, Adilson Braga. OS GLADIADORES DE TERNO: A percepção sobre o profissional de relações públicas a partir do seriado Scandal. 2015. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Programa de Graduação em Comunicação Social da UFAM.

A obra procura analisar o seriado norte-americano Scandal, para investigar como o profissional de relações públicas é percebido através das representações midiáticas de suas atividades.


4 - Gerenciamento de Crise da Petrobras em Meios Digitais após a Deflagração da Operação Lava-Jato

COSTA, YURI. Estudo de Caso: Gerenciamento de Crise da Petrobras em Meios Digitais após a Deflagração da Operação Lava-Jato. Artigo Científico. Disponível: http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2015/resumos/R47-1702-1.pdf.

O artigo científico tem como objeto de estudo analisar a Petrobras em ambientes digitais, durante o período da Operação Lava-Jato, no qual a organização busca reverter a crise de imagem que enfrenta.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page