top of page

A utilização da sustentabilidade nas organizações



A humanidade tem o grande desafio de equilibrar o meio ambiente e o consumo excessivo. Segundo a Organização Não Governamental (ONG) Greenpeace, hoje se consome 1,5 vezes o que o planeta tem para oferecer e a estimativa é de que até 2030, estejamos consumindo dois planetas Terra. Precisamos repensar nossos hábitos!


O conceito de sustentabilidade vem para desenvolver ações sem que haja a degradação do meio ambiente. Esse pensamento está se firmando econômica, politica e socialmente. A cada dia, as organizações mostram-se mais envolvidas com a sustentabilidade, mas será que tal prática tem uma real preocupação ou seria apenas estratégia de se promover?


As organizações têm sido pressionadas pela opinião pública para adotarem uma responsabilidade socioambiental nos locais onde atuam. Dessa forma, muitas usam da consciência ambiental como um meio de construir uma reputação verde para se posicionarem no mercado. Como exemplo, temos a prática das organizações em adotarem o uso de publicidades excessivas sobre as ações sustentáveis que realizam. É o caso de supermercados que não utilizam sacolas plásticas, porém comercializam sacolas ditas sustentáveis.


A sustentabilidade tem um elevado investimento financeiro para as organizações. Entretanto são muitas as medidas sustentáveis que trazem benefícios para o ambiente de trabalho e a imagem de uma organização: dispensar os copos descartáveis para diminuir o acúmulo de lixo; minimizar impressões ou fazer o uso do papel reciclável; economizar energia que resulta na diminuição dos custos da organização, fazer a reciclagem de materiais, dentre outros.


As organizações, portanto, podem promover a mudança de mentalidade das pessoas, através de ações que promovam o avanço econômico, social e ecológico, para assim garantir o futuro das próximas gerações. Em um futuro próximo as organizações que não tiverem esse olhar socioambiental certamente não terão espaço no mercado.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page