top of page

É só festinha?


As atividades de Relações Públicas são formadas por inúmeras definições erradas, desde “organizador de festinhas” ao “servir cafezinhos”. No entanto, a profissão vai muito além dessas conotações, tendo a principal função de criar e manter bons relacionamentos entre as organizações e seus públicos.


O conceito de organizadores de festinhas foge totalmente da sua verdadeira realidade. Dentro das diversas áreas das Relações Públicas temos a de Produção de Eventos, e segundo Cristina Giácomo, mestre em comunicação e graduada em Relações Públicas, o evento é um instrumento importante de estratégia de comunicação dirigida e um acontecimento previamente planejado, o que se diferencia totalmente do conceito de festinhas. É importante ressaltar que quando nos referimos a eventos, levamos em consideração desde feiras até premiações.


Há uma grande diferença entre eventos de marcas e organizações e eventos aleatórios com o objetivo de apenas entreter. Os eventos de marcas e organizações são importantes para firmar parcerias, fidelizar clientes e atrair novos interessados e o objetivo é estabelecer uma comunicação e contato direto com os públicos.


Um grande exemplo é o Skol Sensation, que é uma festa produzida pela Skol e atinge milhares de jovens, que são o público principal da marca. O grande objetivo desse evento é, além de atrair o público principal, firmar o relacionamento com os stakeholders,, promover a marca e dar grande visibilidade frente à imprensa.


É comum acharem que qualquer um pode organizar um evento. A verdade é que até pode, mas a diferença está nos resultados alcançados. O evento requer planejamento, ferramentas específicas e metas a serem traçadas que são estratégias que o relações-públicas utiliza para manter o bom relacionamento e passar uma imagem positiva da organização com seus públicos. Além disso, todo o planejamento prévio, o acompanhamento do evento e a análise do pós-evento permitem sua eficácia.


Organizar um evento talvez seja uma atividade desgastante e trabalhosa. Alguns profissionais, inclusive, chegam a recusar tal serviço. Entretanto, para outros, é bem gratificante. Nós, como estudantes de Relações Públicas, temos que entender a importância de planejar e executar os eventos dentro e fora de uma organização. Imagina só organizar um evento como Copa do Mundo ou Oscar?


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page