top of page

De repente 40!



Com o propósito de homenagear os quarenta anos de história, foi elaborada a coluna fixa 'RP:40 anos', que irá apresentar a trajetória e os acontecimentos que marcaram as quatro décadas do curso de Relações Públicas na Universidade Federal do Amazonas.


A história começa em 1969, quando foi implementado o curso de Comunicação Social. Naquela época, no entanto, a aprendizagem das atividades de Relações Públicas fazia parte da matriz do curso de jornalismo apenas como disciplina. Foi a partir de diversas mudanças na Universidade e as iniciativas dos professores Randolpho Bittencourt e Cândido Teobaldo de Souza Andrade que, em 1977, o Curso de Comunicação Social pôde formar as habilitações em Jornalismo e Relações Públicas, tornando-os, dessa forma, independentes.


Em 1984 foi formulado seu projeto político pedagógico, o qual ficou vigente até o ano de 2011. Após isso, sofreu alterações em sua matriz curricular para se adequar às mudanças do mercado de trabalho que a cada dia cobram mais qualificações dos profissionais. Além das disciplinas obrigatórias e optativas (teóricas, técnicas e pesquisa), o estágio e projetos de pesquisa e extensão também se fazem necessários na formação do aluno. A duração do curso é de quatro anos, divididos em oito períodos com 200 horas de estágio e 200 em atividades complementares.


Atualmente, o curso está entre os mais renomados do país, segundo o Guia do Estudante, que o classifica com três estrelas. O número de egressos vem crescendo nos últimos anos, segundo registros acadêmicos, de 1992 a 2016 o número de concluintes foi de aproximadamente 250 alunos. O curso conta com sete professores de carreira na área de Relações Públicas, com mestrado e doutorado.


Como alunos do segundo período, estamos colhendo os bons frutos deixados pelos profissionais da área e pelos docentes que buscam a melhoria em nossa formação. Acreditamos também que nossas expectativas quanto ao futuro são altas. O que se passa na mente de todos nós é que possamos representar nossa profissão, e assim, continuar a escrever a história das Relações Públicas em nosso Estado. A celebração dos quarenta anos do curso traz-nos uma pequena ideia do que também fará parte da nossa história.


Afinal, quem não gostaria de deixar um legado?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page