top of page

RP e o Mercado de Trabalho



Nesta semana, fomos ouvir alguns egressos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, sobre o que pensam do curso atualmente, como estão no mercado de trabalho e como vêem a profissão depois de formados. Em uma conversa bem descontraída, ouvimos a opinião de Jairo Ferraz, formado em 2005, e que atualmente ocupa o cargo de Diretor de Produção da UFAM, e Isabella Santos, formada em 2010, e, atualmente, relações-públicas da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Na opinião de Jairo Ferraz, o curso tem melhorado e o mercado de trabalho também. Para ele, no início dos anos 2000, o mercado era restrito ao Distrito Industrial, hoje os relações-públicas prestam serviços em outras empresas e instituições públicas ou privadas. Ferraz afirma que apesar de ser concursado e ter a estabilidade no emprego, não deixa de estar se atualizando. Destaca ainda importância de se estar antenado com as novas mídias e com os processos de comunicação, bem como aplicar os preceitos adquiridos no curso para oferecer um serviço de qualidade.


Já a egressa Isabella Santos, formada em 2010, afirma que o curso foi muito bom, importante pra profissão. Afirma que foi uma base sólida, as matérias teóricas deram a leitura de cenários para saber o que fazer e qual ação desenvolver em determinada situação. As disciplinas práticas foram fundamentais no trabalho dela atualmente. Sobre o mercado de trabalho ela acha uma pena os colegas de classe que formaram com ela, terem ido atrás de outra graduação por não conseguir se estabelecer na profissão. Fala também da exigência do mercado por profissionais multifacetados, de comunicação integrada, e que é preciso estar ligado nas tendências e novidades, principalmente, com as redes sociais.


Depoimentos como estes só reforçam ainda mais que Relações Públicas é uma habilitação da Comunicação Social que forma grandes profissionais e transforma o perfil do mercado há 40 anos no Amazonas. É importante lembrar que, assim como Jairo e Isabella, diversos profissionais dessa área estão atuando no Estado e também levando a formação concluída no Amazonas para outras regiões, nas mais diversas possibilidades que o mercado tem para oferecer para o profissional de Relações Públicas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page