Indicações da semana sobre Diversidades
- rpufam
- 25 de jan. de 2017
- 3 min de leitura
Confira as dicas da semana:
Filmes
A Garota Dinamarquesa

Direção: Tom Hooper
Roteiro: Lucinda Coxon
Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw
O filme foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2016 com duração de 1h 59min.
A transexualidade é a condição do individuo cuja identidade de gênero não condiz àquela do nascimento. Esse assunto ainda é um assunto difícil, complexo e pouco discutido pela sociedade, considerado um tabu. Nesse viés, o filme A garota dinamarquesa mostra a história de Lili Elbe, nascida como Einar Wegener, em seu período de reconhecimento e transição de gênero na época anterior a Segunda Guerra Mundial.
As Sufragistas

Direção: Sarah Gavron
Roteiro: Abi Morgan
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep
O filme foi lançado no dia 24 de Dezembro de 2015 com duração de 1h 47min.
O filme se passa na Inglaterra no século XX, e conta a história de algumas mulheres que buscavam o mínimo de direitos para sobreviver dignamente na sociedade, mesmo que sacrifícios fossem feitos para que isso viesse a acontecer. Cheio de momentos reflexivos e tensos, o filme também mostra como os primeiros manifestos feministas foram vistos pela mídia da época.
Histórias Cruzadas

Direção: Tate Taylor
Roteiro: Tate Taylor
Elenco: Emma Stone, Jessica Chastain, Viola Davis
O filme foi lançado no dia 3 de fevereiro de 2012 com duração de 2h 26min.
Passado nos anos 60, em uma pequena cidade no Mississipi, uma jornalista decide se tornar escritora e começa a trabalhar em um livro baseado nas experiências de mulheres negras que largaram tudo para trabalhar como empregadas nas casas da elite branca. Durante as entrevistas elas relatam a afeição adquirida pelos filhos que eram criados e amados por elas e o preconceito sofrido pela parte dos pais.
Série
Queer as folk

Direção: Jeremy Podeswa, Russell Mulcahy, Kari Skogland
Roteiro: Ron Cowen, Daniel Lipman
Elenco: Gale Harold, Hal Sparks, Randy Harrison, Peter Paige, Scott Lowell
Ao longo de 5 temporadas e 83 episódios, Queer as Folk falou sobre muita coisa. Uma das características da série era o ritmo contínuo de acontecimentos; às vezes, quase ininterrupto. Dentro do universo LGBT, praticamente tudo foi abordado.
Esta sinopse foi retirada de: http://apaixonadosporseries.com.br/series/queer-as-folk-ousadia-escorrendo-pelos-dedos/
Livros
Diversidade Cultural e Desigualdade de Trocas

Autor: José Márcio Barros e Giuliana Kauark
Resumo: O livro faz uma abordagem na diversidade cultural em uma sociedade de constantes mudanças. Tem como tema geral “participação, comércio e comunicação, e está dividido em três partes: “diversidade cultural e as relações políticas e comerciais internacionais”, “diversidade cultural e a comunicação” e “diversidade cultural e a desigualdade” reunindo artigos de Jurema Machado, Paulo Miguez, Mariella Pitombo, Lilian Richieri Hanania, Guilherme Canela, Alexandre Bujokas de Siqueira, Luis Albornoz, Laure Emperaire, Gustavo Lins Ribeiro e introdução de Giselle Dupin, além de textos dos organizadores.
Produções Acadêmicas
Os arquivos estão disponíveis no Dropbox, o ícone se encontra no rodapé da página.
1. A Campanha de O Boticário para o Dia dxs Namoradxs e o debate sobre diversidade.
Denise Teresinha da SILVA Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS Cláudia Regina LAHNI 3 Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
Resumo: A campanha de O Boticário do Dia dxs Namoradxs deste ano conseguiu ao mesmo tempo apresentar seu produto, evocar um sentimento e provocar uma discussão sobre diversidade. Parece que a publicidade, sempre questionada por seus fins ligados ao capitalismo, fez a sociedade pensar a partir da lógica do consumo. Para refletir sobre isso, serão utilizados conceitos teóricos sobre a linguagem publicitária, relações de gênero, consumo e cidadania, assim como serão apresentadas algumas conquistas do movimento LGBT.
Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/
2. Diversidade no Trabalho: Valores Organizacionais e Adesão a Normas de Relacionamento com a População LGBT.
Ricardo Gonçalves de Sales. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
Resumo: A presença da diversidade no ambiente de trabalho emerge como um dos temas mais relevantes na sociedade atual, que nas últimas décadas tem sido marcada também pelo fenômeno da globalização, o avanço das tecnologias comunicativas e aumento das demandas de reconhecimento das minorias. O objetivo deste artigo é verificar, entre organizações participantes do Fórum Empresas e Direitos LGBT, se existe relação entre valores organizacionais explicitados pelas empresas e a adesão às normas sugeridas pelo referido fórum. Foram comparados dois grupos de organizações, o que assinou e o que não assinou a carta dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT. Os resultados sugerem que as organizações que trazem a valorização da diversidade, seja de forma explícita ou implícita, em suas proposições de valores têm maior disposição a aderir às normas que deem significado àqueles ideais.
Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/