Indicações da semana sobre Comunicação e Sustentabilidade
- rpufam
- 1 de fev. de 2017
- 4 min de leitura
Nesta semana, iremos tratar da sustentabilidade e a comunicação. E para isso, trouxemos algumas dicas de filmes, séries, artigos e livros. Além disso, trouxemos um pouco de literatura brasileira para contextualizar com a abordagem e valorizar a produção nacional.
Filmes
Um dia depois do amanhã

A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o Norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém, o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, já que acredita que seu filho Sam (Jake Gyllenhaal) ainda está vivo. O filme, meio que apocalíptico, mostra uma possibilidade defendida por muitos cientistas que acreditam que se Terra continuar no rumo que a estamos levando podemos realmente viver algo parecido com o que é mostrado no filme, deixando o espectador com muito a pensar depois que as letrinhas começam a subir na tela.
The 11th Hour (A Última Hora)

O documentário produzido e apresentado por ninguém menos que o ganhador do Oscar 2015, Leonardo DiCaprio, explora as consequências do aquecimento global, reunindo uma série de depoimentos dos mais variados cientistas e climatologistas. Tais especialistas, além de mostrarem outro lado das notícias sobre o ambiente divulgadas na mídia e de derrubar argumentos, realizam um trabalho de conscientização para um futuro próximo, apresentando também soluções sustentáveis para a resolução do problema, mostrando que se houver uma mudança de hábito em massa, a humanidade talvez tenha uma chance no futuro que já paira sobre nós.
Série
Years of Living Dangerously (O planeta em Perigo)

A série, ganhadora do Emmy de 2014, fala sobre os impactos humanos nas mudanças climáticas e explora os efeitos devastadores da seca extrema e do desmatamento. Dentre seu elenco, destaca-se a modelo e defensora do meio ambiente, a brasileira Gisele Bündchen, que apresenta os problemas da nossa Amazônia logo no primeiro episódio. A série ainda conta com outras personalidades influentes como Jack Black (Escola do Rock), Arnold Schwarzenegger (O Exterminador do Futuro) e Don Cheadle (Homem de Ferro). A série tem apenas 08 episódios e teve a sua estreia em novembro de 2016 pelo canal pago NetGeo, que tem reprisado a série aos domingos às 23h 45 min (horário de Brasília).
Livros
O Quinze

Autora: Rachel de Queiroz
Um dos grandes clássicos da literatura modernista brasileira, O Quinze, escrito em 1930, é um romance regionalista. A história centra-se em dois pontos: o romance de Vicente e Conceição e a trajetória da família de Chico Bento, mostrando o sofrimento causado pela seca que devastou a região a qual habitavam, forçando-os a migrar para outra cidade, com a finalidade de buscar melhores condições. O título do livro faz referência à devastadora e longa seca que marcou o agreste no ano de 1915. Rachel buscou retratar o povo nordestino, que castigado pelo fator ambiental se vê desesperançoso, retirado de seu lar e colocado de frente com a fome, a miséria, a marginalização e também a morte. A leitura nos traz tanto uma reflexão no âmbito social e as condições em que as pessoas menos favorecidas eram submetidas, quanto nos faz atentar para a questão do meio ambiente, essenciais no contexto de sustentabilidade.
Comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações

Autoras: Ivone Lourdes Oliveira e Margarida Maria Krohling Kunsch
De grande importância para pesquisadores, estudantes, docentes e profissionais das áreas de comunicação, a obra apresenta a análise de políticas e estratégias de mesma na condução da sustentabilidade, descrevendo também as técnicas de comunicação e relacionamento para a promoção desse advento, que são utilizadas pelas organizações dos setores público, privado e de terceiro setor que foram observadas. Além de refletir sobre a necessidade de conscientização dos mais diversos segmentos sociais para que seja efetuada a preservação do meio ambiente.
Produções Acadêmicas
1. O discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade em relatórios de sustentabilidade das empresas do Polo Industrial de Manaus
Tese submetida ao Programa de PósGraduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Grau de Doutora em Linguística, de Aline Ferreira Lira
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar os sentidos do discurso sobre meio ambiente e sustentabilidade em relatórios de sustentabilidade de empresas do Polo Industrial de Manaus. A pesquisa possui como base epistêmica e metodológica os estudos de discurso de acordo com o Círculo de Bakhtin. Para a sua elaboração também foram consideradas outras contribuições teóricas da área do meio ambiente, da sustentabilidade e da comunicação organizacional que permitiram a compreensão dos dados. Os dados gerados na pesquisa constituem-se de dez relatórios de sustentabilidade do ano de 2011 publicados nos sites das empresas 3M, Ambev, Coca-Cola/Recofarma, Honda, Gerdau, Grupo Simões, Philips, Semp Toshiba, White Martins e Whirlpool.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129223
2. O Conceito de Meio Ambiente e a Relação de Poder da Mídia: Estudo de caso no Município de Três Rios/RJ1
Viviane Amélia Ribeiro CARDOSO; Thais Alves Gallo ANDRADE; UFRRJ- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Três Rios, RJ
Resumo: O artigo desenvolvido tem por objetivo analisar os conceitos de meio ambiente que são explícitos na mídia impressa do Jornal Entre-Rios, localizado no município de Três Rios que atende também os municípios da região Centro-sul Fluminense, a fim de identificar como as informações sobre as questões ambientais foram e são divulgadas, tanto no decorrer das décadas passadas como nos dias de hoje, passando por momentos históricos e políticos que influenciam o pensamento coletivo local em relação ao tema ambiental. Através destas reportagens é possível perceber a falta de um debate sobre os temas que norteiam a realidade brasileira com a realidade local no que diz respeito aos problemas ambientais existentes, como a crise hídrica, a expansão desordenada das cidades, o desmatamento, queimadas e a falta de saneamento básico.